Seção de atalhos e links de acessibilidade

Programação aborda desde inteligência artificial na gestão pública até desafios legais da reforma tributária e do controle institucional

Prefeitos e gestores se reúnem no II Encontro Mato-Grossense de Municípios para discutir decisões que impactam diretamente o futuro dos municípios

Publicado em: 25/03/2026

Publicado em: 24/06/2026


Autor: Sabrina Santos


Data: 25 de Março de 2026

Autor: Sabrina Santos


Nesta quarta-feira (25/03), tem início o II Encontro Mato-grossense de Municípios, um dos principais espaços de debate e articulação da gestão pública no estado. O evento começa às 14h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e segue até o dia 27 de março.

A programação reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, técnicos e especialistas para discutir temas estratégicos que impactam diretamente a administração municipal, desde inovação tecnológica até sustentabilidade, controle público e reforma tributária.

Promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro tem como objetivo fortalecer a gestão pública por meio da troca de experiências, capacitação técnica e apresentação de soluções práticas para os municípios.

A abertura oficial será realizada na quinta-feira (26/03), às 18h. No entanto, já no primeiro dia, os participantes terão acesso a conteúdo de alto nível técnico, voltados aos principais desafios da administração pública contemporânea.

Com expectativa de superar os mais de 1.300 participantes da edição anterior, o evento se consolida como um dos maiores do segmento no estado. Entre os nomes confirmados estão a senadora Tereza Cristina, o governador Mauro Mendes e o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Jorge Duarte.

Segundo o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o encontro representa uma oportunidade estratégica para que os gestores aprimorem suas práticas e ampliem a eficiência das políticas públicas. “É um espaço para encontrar soluções reais, inovadoras e aplicáveis no dia a dia dos municípios”, destacou.


Programação – 25 de março (quarta-feira)

Auditório Minerais

14h às 15h45 | Uso ético da Inteligência Artificial na gestão pública
Tema emergente que já impacta decisões administrativas e o controle público.
O debate será conduzido por especialistas e abordará:

  • Governança e responsabilização no uso de algoritmos
  • Transparência e proteção de dados
  • Mitigação de vieses e garantia de direitos fundamentais

16h às 17h45 | Caminhos da Sustentabilidade: Mato Grosso sem Lixão
Painel voltado a soluções práticas e consorciadas para os municípios, com foco em:

  • Erradicação de lixões
  • Gestão eficiente de resíduos sólidos
  • Uso de consórcios intermunicipais
  • Implantação de soluções regionalizadas

Auditório Árvores

  • 14h – Agricultura

Da produção local ao mercado premium: como valorizar os produtos do seu município
Palestrante: Professora Nadja Gomes (UFMT)

  • 14h30 - Regularização Fundiária

REURB como ferramenta de desenvolvimento municipal.
Participação de GEOGIS, ANOREG e AMM, com o Dr. Robson Pazzetto


Auditório Flores

Reunião de Trabalho – Reforma Tributária (IBS)

  • 14h | Abertura com a SEFAZ-MT
  • 14h30 | Apresentação do Membro Titular do Comitê Fala da Ivete Malman | Membro Titular do Comitê Gestor do IBS – Nacional
  • 15h | Início das exposições técnicas do IBS Regional (MT)
  • 16h | Reunião fechada do Grupo de Integração CGIBS (exclusiva para auditores fiscais)

 

Para mais informações, acesse https://encontro.amm.org.br/.